Stems… Prontos para o futuro?

Stems: Um novo formato multi-canal de áudio para DJing

A Native Instruments anunciou que será liberado uma nova ferramenta no sentido de arquivos de áudio multi-canal com vista a capacitar novos estilos de DJ e remixes. Enquanto as ferramentas necessárias para criar esses arquivos estão sendo criados e produzidos para o uso com o Traktor em primeiro lugar, o próprio formato é open source e pode ser usado por outro software de DJ e hardware no futuro.
 
Traktor Stems Deck

O que Significa Stems ?

Stem é um novo arquivo de áudio que contêm quatro grupos discretos de instrumentos, permitindo que qualquer DJ isole ou desligue as partes a sua escolha. Todos nós já ouvimos uma faixa e pensou:

‘' Nossa ! - Se essa música não tivesse vocal poderia toca-la como instrumental ( Base ) ‘'

Este formato permite que você personalize cada mistura a um grau muito elevado, e ofereça nova sonoridade nos conjuntos eletrônicos cada vez mais comuns nos dias de hoje. Cada arquivo na raiz , que termina com stem.mp4, contém um mix estéreo único e todos as 4 partes. Embora maior do que um MP3, eles não são gigante, a média é de 70 MB. O arquivo vem no formato comum e amplamente conhecido na compressão MP4, o arquivo raiz podem ser visualizado na maioria dos players de mídia, incluindo iTunes, Finder entre outros.
 
Stems_Close_Up

Uma vez carregado em uma plataforma, o arquivo aparece exatamente como uma música normal. Pode fazer scratch , loop, e re-editada, o DJ agora tem a opção de isolar 4 diferentes partes da música para criar um novo mix. As características de isolamento não parecem estar habilitado a GUI, mas qualquer controladora pode acessá-los por meio de mapeamento, e eles aparecem separados usando uma controladora Traktor Kontrol S8 (tela mostrada acima)

Finalmente, esta é uma iniciativa de arquivo aberto criado pela Native Instruments. Eles esperam que outros fabricantes também adotem esse padrão e que suporte a reprodução em todos os softwares para DJ.

"O formato é aberto e estará disponível ao público. Qualquer pessoa pode criar stems sem pagar taxas de licenciamento para a criação, distribuição ou uso. ( NI comunicado a imprensa ) "

Onde você pode adquirir os arquivos Stems?

Quando o formato sair oficialmente , você será capaz de comprar uma coleção limitada de Stems nos sites Juno, Traxsource e Beatport. Os Stems viram em formato de áudio padrão,  e poderão ser vendidos , ouvidos e baixados em praticamente qualquer loja de música online nos próximos meses .
 
Stems_Download_Free

"O mundo da música eletrônica está sempre evoluindo, tanto culturalmente quanto tecnologicamente. O Beatport , orgulha-se em apoiar o novo formato Stems e  iniciar essa parceria de varejo para continuar servindo DJs em qualquer formato que desejar. "- Beatport

Enquanto o preço é desconhecido , nós provavelmente devemos esperar uma alta nos valores de downloads ja existentes. Algo na faixa de US $ 2 a US $ 5, provavelmente por causa da reexportação das músicas mais antigas.

" Stem é um produto desenvolvimento verdadeiramente e emocionante para DJs e músicas ao vivo. Ele atinge o equilíbrio perfeito entre simplicidade e flexibilidade, e incrivelmente tudo é conseguido com um formato de arquivo compatível universalmente. Nós não poderíamos estar mais satisfeitos em dar a esse novo formato todo o nosso apoio, e estamos ansiosos para adicionar a opção de download para o nosso site nos próximos meses. " - Juno

Em tempo para o lançamento, o site DJ TechTools planeja lançar oficialmente uma nova area em seu site para apoiar o compartilhamento de arquivos Stems totalmente gratuitos com o nome de maps.djtechtools.com. Enquanto os Stems serão gratuitos neste site, a nossa esperança é fornecer crédito da loja para os membros da comunidade que ajudam outros DJs, compartilhando seus recursos.

Como produtores criam Stems ?
 
StemFormat

Os produtores que queiram criar Stems serão obrigados a acrescentar quatro etapas para o seu processo existente.

1 - Isolar a canção em 4 grupos (baixo, bateria, sintetizadores, vocais, etc ..)

2 - Fazer o bounce em cada grupo separadamente (como arquivos WAV ou AIFF apenas)

3 - Colocar os quatro arquivos na ferramenta chamada Native Instruments "Ferramenta de Criar Stem ” (disponível em junho)

4 - Nessa Ferramenta de criar Stems irá gerar um novo arquivo com o formato ".stem.mp4". Este sistema cria um arquivo de mídia estéreo padrão, mas contém metadados adicionais para as controladores e equipamentos que o suportam. Os Stems serão codificados no formato AAC e envolto em uma extensão .mp4.

"Lembrei dos dias em que os DJs tinham que carregar rolos muito pesados e gravadores para o clube, a fim de tornar nossas mixagens especiais, para brincar com linhas de baixo e bateria e canções em loops.  Não se lembra ? Bem era assim que faziamos, e ainda tinha o problema das dores nas costas na implicação física. Daí pensei esse Stem foi uma ótima idéia para trazer de volta toda aquela ferramenta para o mundo do DJing sem ter que carregar todos aqueles  equipamentos pesados! " - Get Physical

Muitos selos incluindo Get Physical prometeram apoio e sua ajuda de divulgar músicas neste formato. A lista de selos que apoiam neste momento são: Baroque Records, Cr2 Records, Get Physical, Green Herzblut Recordings, Hypercolour, inFiné, Kling Klong, Mobilee Records, Monaberry, Monkeytown Records, Noir Music, Rejected, Toolroom Records, e a 50 Weapons.

"Nós não poderíamos estar mais animados com a montagem de um lançamento exclusivo para este novo formato, estávamos esperando qual seria o próximo grande passo na tecnologia para DJs,  e este veio ! As possibilidades realmente parecem infinitas, e com esse formato “ open source “  todos podem criar. Sentimos algo grande vindo por ai. "

Claro, todo mundo tem de esperar que selos e lojas on-line comecem a distribuir esse novo formato - que promete melhorar muito a renda para os produtores. E sobre os DJs?

Como os DJs usam os Stems ?

As Controladoras mais populares para os DJs são :  Serato e Pioneer - elas não apoiam plenamente o formato, mas os arquivos Stems serão reconhecidos em todos os softwares que podem ler esse tipo de arquivo de música .mp4. Para aqueles que querem o controle sobre os grupos, eles vão precisar de uma nova versão do Traktor Pro (v 2.7.4) essa versão deve ser lançada em junho, que terá um novo Deck chamado Deck Stem que irá ler tipo de arquivo. Os proprietários da controlador S8 vão ser agradavelmente surpreendidos ao encontrar a plena integração dos Stems nos quatro pequenos faders e nos codificadores normalmente reservados para a área do Remix Deck.

Felizmente a Native Instruments habilitou o Controle MIDI, permitindo usar todas as funções dos Deck Stems em qualquer controladora , Traktor Pro 2, e um arquivo Stem pode isolar os canais de áudio e muito mais, incluindo:

- Mute e volume por grupo

- Ligar os efeitos e mudar valores por grupo

- Filtro e Frequência por grupo

Alguns modelos de CDJ serão capazes de reproduzir esses arquivos, mas não completamente:

Um arquivo Stem tocará  como uma faixa de áudio normal em qualquer player que suporte o formato MP4 e segue as especificações oficiais. Isso significa que você vai ouvir a faixa completa, mas não tem controle sobre as partes. Para ouvir e brincar com as partes individuais, você vai precisar de software ou hardware que suporte o formato Stem.

Quando o formato estará disponível ?

Haverá um site especial para o lançamento no mês de junho , dedicado aos recursos e informações sobre o formato Stem para produtores, desenvolvedores e selos.

Todas as informações necessárias para conhecer as funcionalidades dos arquivos Stems estarão disponíveis ao público no site. Um manual que descreve as funções práticas para o agrupamento dos instrumentos , ordem, nomes, cores, e domínio de técnicas estarão disponíveis a partir do Site oficial Stem.

Também em junho um seleto grupo de sites de musica eletrônica começarão a vender arquivos Stem e o também esperado Traktor 2.7.4. Pelo visto tudo isto será programado para sair junto com o lançamento da nova controladora Traktor Kontrol D2 , que quando combinadas com os Stems, poderão finalmente ser algo melhor que as CDJs.

A pergunta que muitos de vocês podem estar se perguntando : E sobre a Masterização? Este formato, basicamente, abandona o formato tradicional de masterizar dois canais onde todas as partes acabam em um barramento comum com quantidades razoáveis de compressão e equalização para se adequarem.

Felizmente os dias de hyper compressed electro ja não existem, mas a masterização para loudness, punch e sonic pumping continuam a ser uma ferramenta fundamental na produção de dance music moderna. A Native Instruments recomenda que os produtores exportem suas musicas com o bus habilitado, mas é claro que isso ignora a oportunidade de colar os sons juntos em uma mistura final. Os DJs terão mais criatividade nos remixes e mais compromisso sobre o resultado final? Muito possivelmente, e estamos animados com a perspectiva, mas curioso para saber o que você pensa:

Stem Decks são o Futuro ?

Credito: DJ Tech Tools

One Response to Stems… Prontos para o futuro?

Leave a reply

TraktorProTutorials.com Copyright © 2018 All Rights Reserved