Você ainda acha que somente os DJ’s/Produtores podem se destacar no mundo da musica eletronica de hoje?

Eu venho de uma época onde o vinyl predominava o mundo dos DJ's e a palavra "DJ" era sinonimo de criatividade!
Eu venho de uma época onde os grandes produtores de musicas arem aqueles que trabalhavam para as grandes produtoras/gravadoras e passavam horas e dias cortando e editando fitas nos rolos das Akai's e eram também pessoas que quando alguém falava o nome de uma certa musica que estivesse fazendo sucesso na época, o nome do produtor não era mencionado!
Pergunta: Por que nos dias de hoje, algumas escolas e instrutores insistem em dizer aos alunos que eles tem e devem ser os 2s ao mesmo tempo ao invés de deixarem o iniciante ou o DJ que os procurou para fazer talvez um curso mais intensivo para poder aprimorar o que ele já sabe, seguir a sua própria ideia ou paixão? Será que o resultado final é na verdade o custo financeiro do curso, onde as escolas ai sim podem manter o aluno por mais tempo e com isso ganhar mais? E se não for isso... por que eles não somente falam para o aluno sobre os cursos disponíveis e deixem que o aluno "decida" por si mesmo, em vez de dizer que ele "deve" fazer? Isso meus amigos... vou deixar no ar para que vocês tirem suas próprias conclusões!
A verdade que ninguém quer expor ao mundo: Eu sou um grande apreciador do trabalho do dj/produtor Deadmau5 a muito tempo. Acho que o estilo de musica que ele produz não é para todos, assim também como Laidback Luke ou até mesmo Tiesto. Acho que todos tem seu publico respectivo ao seu estilo.
Mas recentemente eu li uma matéria no blog do Deadmau5  (link inglês)  (link português)  onde ele finalmente colocou tudo para fora e sem medir as palavras! E aqui meu amigos é onde entram algumas palavras que eu já disse em blogs anteriores... Será que todo bom DJ seria um bom produtor?... Será que um bom produtor pode ser um bom DJ?
Deadmau5 não só confirmou que a única coisa que ele faz é apertar o "Play" e aplicar alguns efeitos a mais em cima da versão original como também disse que praticamente a diferença entre ver ele e outros ao vivo é na verdade somente o espetaculo de luzes que são sincronizadas com a batida do Ableton Live dele! Mas não parou por ai não... ele disse também que toda essa galerinha dos grandes DJ's (com suas excessões claro) também fazem a mesma coisa, e que ele estava cansado de que quando eles se reúnem para falar dos shows que fizeram, os caras ficavam praticamente no bom português... comendo ovo e arrotando caviar dizendo que tocaram usando vários equipamentos diferentes! (Como ele mesmo diz... me poupe!)
Ele abriu o verbo dizendo que os "Super DJ's" deveriam ser mais simples... porque quem na verdade faz a festa é o publico "pagante", porque sem eles vocês não são ninguém!
Expressando minha opinião: Eu acho uma falta de respeito e consideração ao bom DJ, quando alguém diz que aquele que não produz não tem futuro! Porque o bom DJ é aquele que sabe a hora certa de tocar a musica certa... é aquele que sabe o que tocar no inicio da noite, na hora que festa esta bombando e também sabe encerrar um final de noite com as musicas apropriadas! Aquele que pega o microfone para brincar e agitar a galera (que hj em dia não se vê mais isso) e que também sabe mudar a atmosfera de uma casa quando necessário!
Agora, o outro lado da moeda... Eu também acho um desrespeito muito grande ao bom produtor de musica quando um DJ dizer que ele agora é produtor só pelo fato de que ele comprou um Mac e instalou o Ableton ou o Logic. Porque o bom produtor é aquele que escuta uma musica que esta bombando no radio e cria uma versão (Club Edit)... aquele que passa dias na frente do computador produzindo um material inédito, cheio de criatividade e inspiração! Eu acho uma falta de respeito ao produtor quando eu vejo o cara comprar uma Kontrol F1 e diz que agora ele esta produzindo ao vivo... acorda mano! O trabalho de um produtor esta muito acima disso! Você vai me dizer que o cara demora dias para produzir, você vai reproduzir em 3 ou 4 minutos? Você vai conseguir fazer com que a melodia e essencia da musica se encaixe com toda a perfeição que um bom produtor atinge no final do seu projecto? Esta é mais uma que vou deixar aqui para vocês tirarem suas próprias conclusões.
O abençoado: Aquele que tem o dom por natureza de ser um bom DJ e ao mesmo tempo produz musicas excelentes. Mas que ao mesmo tempo sabe o seu lugar no universo! Aquele que ouve uma musica nova, aprecia o trabalho do companheiro mas acha que se ele fizesse um pouco diferente ficaria ao seu gosto (pq gosto meus amigos, não se discute)!
Conclusão: Eu como sempre não tento ser a midia. Ou seja, nunca disse pra ninguém que se você não for desta forma ou não fizer desta forma... você esta errado! A mensagem que eu estou sempre tentando passar aqui no blog ou nos tutoriais é que você tem que ser você... e tome cuidado com as influencias... Tome cuidado com aquela fase famosa... (ahh no exterior isso agora ta bombando... só rola isso).
O que eu sempre digo aos meus alunos é... independente até do que você aprende comigo... Seja você mesmo! Seja único! Sempre siga o seu próprio desejo! E o mais importante de tudo é... as coisas boas da vida não vem para aqueles que sabem espera, e sim para aqueles que vão atras! Então mano... sai na sua correria e acima de tudo, valorize o seu trabalho!

Music is Life!

E como estávamos falando do Deadmau5... estou colocando aqui o vídeo da musica The Veldt. Um projeto novo do produtor onde a letra fala sobre um mundo visto pelas crianças de hoje dentro de um quarto cheias de tecnologia ao seu redor... os brinquedos eletronicos!

One Response to Você ainda acha que somente os DJ’s/Produtores podem se destacar no mundo da musica eletronica de hoje?

  1. Então Marcio , estou vendo que o leque que abre a palavra DJ tem muita coisa passando por um mutação que somente alguns estão se tocando e vendo como é , e como ele deve mudar para não ficar para traz! Você tem sua bagagem e sempre diz claramente .Essa mutação é otima para todos! Imagina se só tivesse ainda Vinil? como iriamos ficar? Atrazados? temos que evoluir mesmo.
    O vinil tem sua particularidade , tem seus adpetos e tem a intenção de cada DJ para fazer o melhor som possivel.

    Ja vi em varios foruns sobre a famosa palavra SYNC , um tabu? um preconceito? uma inovação? uma ajuda para o DJ? … Então é de cada um e como estamos vivenciando essa mutação hoje temos é que curtir o que mais gostamos a otima musica!.
    Fico ouvindo cada um set que eu nem imagino como é possivel ter tal criatividade.Então é de cada um.Cada DJ , Produtor e ou profissional que for , deixar aquele publico do jeito que ele nem imagina .

    Eu acompanho desde cedo essa cena , mas nunca tive contato com os bastidores que são todos esse profissionais que vivem da “night” literalmente.

    É isso hoje estamos nessa transição , mutação seja o que for , ou aproveitamos para beneficio proprio , ou ficamos para traz!.

    Vamos que vamos e o site esta a cada mudança melhor!.

Leave a reply

TraktorProTutorials.com Copyright © 2018 All Rights Reserved