Ser Dj, é ser artista?

Amigos, este será meu primeiro post no site Traktorpro Tutorials, e um tema que me chama muito a atenção é: Dj é um artista ou um simples colocador de musicas?
Tenho muito refletido sobre esta questão, uma vez que vejo que grande parte das pessoas (Que não são músicos e também que não são Djs) acham. Existem pessoas que acham que ser Dj é tocar com computador com sets prontos e ir para balada pra beber uma bebidinha e ficar se aparecendo. Engano seu se é isto o que pensa. Ser Dj é uma nobre profissão, como médico, engenheiro, professor e por assim vai...Exige disciplina, treino, técnica, bom gosto, investimento de tempo e dinheiro, e acho que acima de tudo, para o dj...”é extremamente necessário ser um artista”.

Aqui esta a definição de Artista que peguei no Wikpédia:

Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, aescultura, o teatro e o cinema .

Muitos Djs acabam se desvalorizando, tocando de graça ou por bebida, sendo péssimo pois isso acaba com a consciência de mercado, ou seja, acaba banalizando todo um trabalho. A responsabilidade em ser Dj é imensa. Ele possui a habilidade de fazer uma noite ser fantástica e também possui a habilidade de uma noite ser terrível. Todos nós “Djs” somos prestadores de serviços, e vendemos um serviço intangível, ou seja, a pessoa só saberá realmente se nosso trabalho é bom ou ruim quando ela receber ele em seu Club, Festa, etc. Não adianta o cara tocar todos os hits do momento, sem saber que qual é o significado que cada um tem, em qual momento tocar, isso tem relação direta com o feeling, e cada um possui o seu, porém, eu acredito que o feeling está diretamente relacionado a parte artística de cada um. Ser um Dj Artista não significa ter o tênis ou roupa mais cara e da ultima moda, significa ter estilo próprio, ter uma mente aberta. Amigos este post é para reflexão individual de cada um, e cada um sabe o que deve fazer para que cada vez mais nossa profissão se valorize e que cada vez sejamos mais vistos não só como meros colocadores de música e sim como renomados artistas!

Um forte abraço!

Leandro Conci

 

6 Responses to Ser Dj, é ser artista?

  1. Texto ótimo para reflexão, sou DJ desde pequeno, quando arranhava os discos da minha família nas antigas vitrolas e nem sabia que iria trabalhar com isso no futuro, a vontade mais forte em ser DJ veio um pouco depois de brincar com os discos, foi quando escutei o som de 2 DJs que são pra mim uma fonte de inspiração que escutei com meus tios. Hoje já conquistei muita coisa e estou procurando novas técnicas e uso a S2 logo mais vai ser 2 F1 e 1 X1, por isso indico traktor para todos meus amigos, ele te faz ser DJ mesmo com toda essa tecnologia que nos facilita trabalhar.
    Obrigado pelo post.

  2. É notório que muitas pessoas que estão na mídia aproveitam a situação para dizer que são Dj’s. Mas ser Dj é muito mais que estar em evidência na mídia. Ser Dj é sentir a musicar fluir como a corrente sangüinea e quando passa pela bomba do nosso corpo sentirmos a emoção de que nascemos pra ser exatamente isso, um DJ. Grande abraço a todos os verdadeiros Dj’s

  3. Sou Dj de hobby trabalho na industria , eletricista , sou fã de carteirinha de Dance , House enfim a toda a cena eletrônica que existe e acontece no mundo , sou tanto fã que eu ganhei de natal da minha esposa uma controladora S2 , foi um sonho nunca me imaginei , minha esposa vendo que eu sempre acompanho musicas e equipamentos da cena eletrônica.

    Me considero Dj não porque toco em boates em festas , sou o que sou porque sinto e sei o que é ser um DJ e sei ver quando um DJ é o DJ!!!!!

    Especulações , famas , samples e tudo que envolve o dia a dia do DJ eu acompanho .

    Mas enfim pessoal palavras bonitas temos que ler escrever , para amadurecermos e entendermos que existe o bem e o mal. Somos o que somos humildes batalhadores e corremos atraz dos nossos objetivos .

    Coincidência ou não logo em seguida que ganhei minha S2 me deparei com esse maravilhoso site. Me deixou mais próximo ainda do que eu imaginava saber , aprendi mais e sempre aprendo.

    Pessoal vamos aproveitar tudo que tem e existe a cada dia.Lançamentos e vamos saber aproveitar. Como o Marcio disse em outro “post” ele assumiu que usa o Sync , e logo explicou que facilita e isso não o desmereceu em nada!

    Então Dj’s que são e sabem o que fazem e procuram cada vez mais se aprimorarem para fazer aquela festa ser inesquecivel para todos os que estão ali em volta!

    Ninguem vai agradar a ninguem nunca! Sempre vamos ver coisas interessantes que possam ser feitas com todos os equipamentos em conjunto.Isso é LINDO é maravilhoso de se ver e sentir aquela sensação de ver que aquela musica que ninguem mais lembra deixar a noite um expetaculo .

    Vamos somar !
    Acredito que o que precisamos é de pessoas como o nosso amigo que é um novo colaborador e que veio para somar com o Marcio para esse projeto onde por esse portal TRAKTORPROTUTORIALS.COM nos encontramos nesse simples home.

    Marcio e Leandro tamos juntos.

    Abraço a todos e que venham os videos e post´s .
    Abraços a todos

    • Prezado Deejay Ronni, em minha modesta opinião até mesmo um Dj de Hobby é um artista. Não é necessário tocar em top festas para ser um Dj. O quarto de sua casa é o seu palco. Lembre-se que até os Top Djs tiveram um começo, tiveram que tocar em lugares simples até mesmo em suas casas, em garagens etc. Lembre-se que uma das maiores empresas do mundo nasceram assim, como a Microsoft e a Google. Um forte abraço e obrigado por acompanhar o post, sucesso sempre!

Leave a reply

TraktorProTutorials.com Copyright © 2018 All Rights Reserved