Native Instruments Traktor, 10 anos de evolução, inovação e sucesso!

A historia é quem faz o futuro!
E aqui meus amigos compartilho com vocês o que venho acompanhando a quase 10 anos!

O Traktor foi introduzido pela primeira vez a 10 anos atrás, e desde então, tornou-se uma super potencia quando se fala em Digital DJ. O impacto que o programa teve juntamente com o desenvolvimento, tanto é inegável e impressionante! Quando se olha para traz, já perdemos de vista as inovacoes do programa... afinal são 10 anos de muitas mudanças (para melhor claro!) e inovacoes.
Para mim que estou com o Traktor des de 2004, e difícil ate explicar para aqueles que estão começando a utilizar essa maquina agora, como tem sido uma aventura emocionante acompanhar o trabalho técnico da Native Instruments.

Traktor DJ Studio 1
Traktor foi lançado em 2000. As versões iniciais eram Traktor Studio e Traktor DJ, sendo que Traktor Estúdio era uma versão mais completa.

Traktor DJ Studio 2
Em 2002, Traktor DJ Studio 2 foi lançado, e oferecendo vários novos recursos ao seus usuários, incluindo scratch mesmo que primitivo na época mas ao mesmo tempo uma inovacao. Ele também expandiu seu loop, MIDI, e sinalização da tela do programa. Em 2003, Traktor DJ Studio 2.5 foi lançado. Esta nova versão veio com uma nova função que foi o alongamento dos track. Também acrescentou Open Sound Control (OSC), que deu ao usuário uma capacidade limitada para personalizar a aparência da interface.

Traktor Final Scratch
Em 2003, a Native Instruments em uma parceria com a Stanton Magnetics desenvolveram um programa especial para o seu "Final Scratch" sistema de vinil digital. Esta parceria deu Stanton uma versão Win / Mac do software Final Scratch e permitiu Native Instruments a iniciar o uso dos seus proprios timecode. E ai começou a nova era de Digital DJ's!

Traktor 3
Em 2005, a Native Instruments acrescentou capacidade de emulação de vinil para a versão 2.6 do Traktor DJ Studio. Versão 2.6 inclui entrada ao vivo, streaming de internet radiodifusão, suporte para mais formatos de arquivos, e expandiu a capacidade MIDI. Logo depois, Traktor DJ Studio 3 adicionado mais dois decks de reprodução (para um total de quatro), built-in efeitos, Beatport integração loja on-line, um mixer de quatro canais, uma versão binária universal e pequenas melhorias nos recursos existentes.
Em 11 de Outubro de 2006, a parceria entre a Native Instruments e Stanton Magnetics terminou, e Traktor DJ Studio 3 foi renomeado Traktor 3.

Traktor Pro
Em 2008, uma versão atualizada e muito mais completa do Traktor Pro entram no mercado, e ai tambem nasce o Traktor Scratch Pro, incluindo a interface de áudio 8, e começa uma nova era de Vinyl/CD timecode!

Traktor Pro S4
Quando Native Instruments lançou a sua mais nova controladora de DJ, a S4, ela veio juntamente com o que nos conhecemos hoje de Traktor Pro 2. Na época foi uma revolução e um grande impacto com o novo design. E ai foi lançado o que estava faltando no Traktor que eram os Sample Decks. E o Traktor Pro S4 também se tornou a inspiração natural para o que veio a seguir.

Traktor Pro 2 / Traktor Scratch Pro 2
No dia primeiro de Abril de 2011, Native Instruments lançou o Traktor Pro 2 que era o que todos estavam esperando na época, uma versão do programa semelhante ao programa que estava sendo utilizado pelos compradores da S4, mas com algumas modificações.

Hoje o Traktor se tornou o líder no mercado de Digital DJ's e não para por aqui...
Se preparem... a versão 2.5 do programa vem ai e esta prometendo uma inovação ainda maior!

Grande abraço a todos!

Deejay Marcio Otsubo

 

Leave a reply

TraktorProTutorials.com Copyright © 2018 All Rights Reserved