A discriminação no mundo dos DJ’s

Ao decorrer dos 27 anos que eu toco... já vi muitas pessoas legais e super prestativas, mas também já vi os preconceituosos que por alguma razão, sempre se acham superiores aos outros! Aqueles que quando vê uma pessoa se distacando não tem coragem de falar parabéns, mas sim... fingir não reconhecer um bom trabalho!
Mas isso meus amigos acontece praticamente em qualquer lugar do mundo.
Eu enfrentei este preconceito 2s vezes! isso mesmo... 2 vezes!
A primeira foi quando comecei a tocar (com 12 anos). As pessoas e principalmente os donos de varias casas não me levavam a serio por causa do meu tamanho e idade. Mas isso não demorou muito para mudar... meu tio era locutor da Radio Cidade e me deu uma forca muito importante para o meu começo. Ele não usava a posição dele para me levar onde eu queria chegar, ele simplesmente explica para as pessoas o meu amor pela musica e minagem e pedia para que eles somente ligassem o som da casa e deixassem eu tocar um pouco. E ai meus amigos... eu fazia acontecer... e meu trabalho era reconhecido!
Eu sei o quanto e difícil começar e ser reconhecido... mas nunca desista dos seus sonhos baseado no que as pessoas falam de você.
O ser humano tem uma capacidade enorme de aprender... então não tem porque você achar que você nunca chegara lah.
A segunda vez que passei por isso foi por circunstância na vida que me afastaram do que eu mais gosto (mixar) e quando resolvi recomeçar, sofri o preconceito novamente porque o mercado recicla e se hoje você é um DJ de destaque e amanha ninguém vê você tocando mais... não demora muito tempo para que pessoas esquecem quem você é! (Lembre sempre disso).
Lembre-se também que o bom DJ não é somente aquele que o nome e as fotos estão em todos os flyers e em varias paginas do Facebook, mas sim aquele que quando esta mixando mesmo que seja em casa sozinho, se desliga do mundo e faz viradas que muitos dos chamados grandes DJ's de hoje não fazem. E aquele também que realmente mixam por amor e toda a dedicação que leva o DJ a uma virada perfeita!
Não se desanime pelo fato de não ter um par de Technics 1200 ou CDJ 2000... toque por que você gosta, por que é divertido ficar escutando musica e imaginando qual delas mixariam perfeitamente com uma próxima que você tem no seu play list.
Recebi um convite da DJ Academy onde eu sou instrutor, para tocar no Music Conference em Miami e fiquei muito agradecido mas resolvi não ir. Eu recebo vários convites para tocar em vários lugares... e as pessoas sempre me perguntam a mesma coisa: Você não vai? Porque? Vai ser uma super festa e você vai negar o convite? .... A verdade meu amigos é que minhas prioridades mudaram! E como a vida noturna constante não é mais o que eu estou procurando, hoje eu ensino!
Eu cheguei a um ponto maravilhoso da minha vida como DJ... hj eu ensino ao próximo sem preconceito a se divertir e a fazer as pessoas se divertirem. E a cada dia que passa, a cada aula ou palestra que dou, me cinto cada vez mais satisfeito!
Ver o sorriso no rosto das pessoas não tem preço!
Chegar nos meus alunos quando estamos quase prontos para concluir o curso e perguntar: E ai... você lembra quando nos começamos? que você achava que a minha maneira de mixar e muito legal e hj você esta fazendo da mesma forma ou ate melhor que eu... sempre vem aquele sorriso... e isso meus amigos não tem preço!
Gostaria que todos que lerem, deixassem algumas palavras aqui no Blog.

Um agradecimento especial a minha esposa Scheila, que esta sempre ao meu lado!!!
Gostaria também de aproveita a oportunidade e mandar um (((Muito Obrigado))) a todos que vem acompanhando e apoiando meu trabalho no TraktorProTutorials.com

Agora... vou falar para vocês de algumas pessoa que não me conhecem pessoalmente mas des do começo me apoiaram (sem preconceito) na ideia de dar oportunidade ao proximo de aprender: Deejay Ivam Maks, aluno meu no TraktorProTutorials.com que vem me apoiado com muito carinho / Celio Bitran: Designer e criador do LOGO OFICIAL do site e um super profissional! / Super Alexandre Feldman DJ & Producer, Aluno e pessoa maravilhosa / William Schiavon (DJ Ban) não tem palavras para descrever minha gratificacão pelo seu apoio meu querido / Chad (Mixed in Key) A melhor ferramenta inventada para  DJ's /  Super DJ & Producer Andrew Besada, obrigado pelo carinho / Knock Squared (MaschineTutorials.com) meu grande Guru - Não existe pessoa no mundo que conheça o Maschine melhor que ele!  / Phil (Digital DJ Tips) que roda o melhor site informativo no mundo para DJ's / e claro... a toda a galera do suporte tecnico da Native Instruments que vem me apoioado muito nessa jornada!

Agradecimento especial: Super DJ Jeff - Radio Cidade Tubarão, SC: pessoa maravilhosa que reacendeu a chama dentro de mim e não me deixou esquecer de onde eu vim e quem eu realmente sou no mundo dos DJ's
Nao esqueci de ninguem, somente nao tenho espaço para todos os nomes!

Lembre-se... cada não que você recebe significa que você esta a cada dia chegando mais perto de receber um sim!

Music is Life!

Native Instruments Traktor Pro 2 Tutorials

28 Responses to A discriminação no mundo dos DJ’s

  1. Deejay marcio,gostei da sua historia de como você começo, a minha historia como dj não é muito diferente da sua , gosto muito do seu trabalho, aprendi e estou aprendendo com seus tuturiais, você é um grande pessoa e um grande dj, mesmo não te conhecendo pessoal mente eu gosto muito do seu trabalho, abraço.

  2. Muito bom,,,
    Seu texto.
    Saber q existe pessoas como vc.

    deveria ter mais pessoas assim.

    Sempre digo q não custa nada ajudar, perder 5 min com uma palavra bacana.

    “fazer o bem sem importar a quem”. Poucos fazem isso.

    Um abraço e parabéns, seu site ja virou top 1 nos meus favoritos.

    tds os dias na empresa que trabalho entro nele e vejo as reportagens e o forum,

    Um abraço aqui do Brasil pra vc.

    Marcelo Nogueira.

    • Fala Marcelo!!!!
      Muito obrigado pelo seu apoio e carinho mano!!!!
      To sempre na correria tentando ajudar no que posso a galera mundo a fora!!!

      Grande abraco!!!!

  3. cara deu vontade ate de chorar lendo essas suas palavras me vi em algunha partes do texte citado aqui. bom d+ e comecei a usar o traktor depois que vi seu video na net e ate hoje me espiro nele, parabens que Deus te abencoe sempre. abraco irmao!!!

  4. dj marcio .
    post lindo cara , excelente qualidade de texto , esse blog seus se eu não entra nele todos os dias para mim meu dia não foi perfeito .
    otímo post ,otímo blog . parabens pela sua conquista .abraços e sempre seja assim , sempre ajudando os outros.

  5. Olha seu texto me deu expiração em ir adiante, algumas pessoas rirem de min, quando eu falo que um dia vou ser um Dj, não preciso ser aquele de destaque, mas onde todos que todos falem: olha aquele garoto, ontem dizia vou ser um Dj, hoje se tornou um. Eu fico me divertindo aqui em casa usando o Traktor pro, crio Set, mostro para alguns colegas que entende na area, e me elogiam. Isso e bom saber que alguem torce por voce la no fundo, mas o bonito e voce sonhar e ter fe , que um dia voce consegue. Seu texto foi foda, li com toda atenção, ate achei impressionado em saber que voce tocava aos 12 anos, que evolução, mas é assim que se começa um sonho, voce lutou e conseguiu, parabens.

    • Fala Eduardo!
      Querer e poder meu querido!
      Se eu posso vc tbm pode!
      O que eu sempre digo e… nao faca o mesmo e sim diferente!!!!!!
      Nunca pare… siga sempre a frente, mas sempre lembre-se de onde vc veio!

      Grande abraco!!!!!!

  6. OL a GRANDE MARCIO foi tão agradável ler , o que você escreveu de coração para nós…da nós força, coragem para continuar lutando por este sonho , por esta profissão maravilhosa =) Eu acompanho você já algum tempo… numa pesquisa no youtube de tutoriais sobre traktor você foi uma luz bonita que me ajudou muito=) ai comecei acompanhar o seu Project fantástico “PARABÉNS” não o conheço pessoalmente mas você é uma pessoa maravilhosa meu caro….Excelente instrutor “quem me dera ter aula consigo” Um Dj de topo já ouvi vários set´s seus maravilhosa….Formar de tocar tão agradável de escutar…e não duvido que seja também um bom marido e um pai espetacular… Sinceramente admiro… MERECE TUDO DE BOM QUE DEUS LHE TA A DAR. Um enorme obrigado por tudo que você nós tem dado…e mais que técnicas de dj de mixar etc….ensinámos a sermos humildes e pessoas…”GRANDE LIÇÃO DE VIDA”
    Muitas felicidades, muita força para os seus project, muita saúde para os seus queridos=)
    OBRIGADO MARCIO =)

  7. Opa, lendo o seu artigo me ví completamente em suas palavras.
    Você colocou tudo o que exatamente passei e ainda passo por ser um Dj que não estou sempre nos melhores clubs e não faço Flyers maravilhosos.
    Mas a questão é por opção mesmo, prefiro tocar com as minhas Numark´s, com meu fonezinho simples, com meu mixer de dois canais e ficar em casa passando o tempo virando melhor que muitos Dj´s que vejo nos clubs por aí.
    Não quero passar mais minhas noites tocando por grana (claro que sempre bem vinda), mas hoje minhas prioridades também são outras, mas ainda respiro música.
    Obrigado por compartilhar conosco esta grande experiência.
    Virei seu fã, e como sempre digo “Musik Non Stop – Technopop”

  8. Parabéns ! Você disse tudo o que eu precisava ouvir.
    Sou iniciante nesse ramo, ando aprendendo muita coisa !
    E posso ter certeza que levarei comigo essa sua frase: “”Nunca desista dos seus sonhos baseado no que as pessoas falam de você.
    O ser humano tem uma capacidade enorme de aprender… então não tem porque você achar que você nunca chegara lá.”
    É um isentivo e tanto !

  9. Falou tudo, você mostrou com o coração a importancia que é trabalhar e fazer o que gosta e porque gosta, não por causa de fama somente, mas porque é um belo trabalho! Nestes tempos remotos as pessoas estão precisando de mais alegria em suas vidas e a agitação de um dj é fundamental!!
    Obrigado meu bom!!

  10. QUANDO SE ESCREVE C CORAÇÃO E SE TEM RAZAO, NAO NOS RESTA NADA ALEM DE LER…ARREPIAR-SE, CURTIR E APLAUDIR, E AINDA QUANDO SE É CITADO C CARINHO PELO PROFESSOR…JA GANHEI O DIA, A SEMANA, O ANO…. PARABENS MANO, SE TA IMENSO E LHE DESEJO CADA VEZ MAIS ESSA LUZ Q TENS LINDAO, TAMU JUNTO! BRIGADAUN POR TUDO, VC FOI O PRIMEIRO A ABRIR AS PORTAS NOS 90″S, BRIGADAO E SUCESSOOOOO

  11. Marcio, vc disse tudo…
    Há uns 15 anos atrás entrava nas matinês/bailes/boates etc, carregando a caixa de discos do meu primo que era dj na época, isso para não pagar ingresso…. ficava do seu lado durante a festa só vendo mixar … é claro que em casa já tinha pegado o 3 em 1 da minha mãe, colocava uma flanela em cima e mandava ver, agulhas simples, le som na época… mas não tive grana, mudei de ramo e agora que estou com 34 anos decidi retomar com um amigo meu. Hoje mudou tudo, é mais fácil conseguir os recursos e equipamentos. Atualmente fazemos eventos sociais, e meu amigo não tem preço quando a pista está cheia e as pessoas estão se divertindo com o que você toca … Acabei de fazer o cadastro no traktor pro tutoriais.com e mesmo antes vc já tinha me dado atenção. Isto é um diferencial. Ser DJ é um DOM, é sentir a adrenalina subir quando vc vira uma música perfeita… é tocar por quatro horas direto e só sentir o cansaço quando o som está desligado… Camarada, desejo todo sucesso pra ti. O que tem feito com o traktor pelo menos pra mim esclareceu muito apenas nos vídeos gratuitos. Estou ansioso para assistir os outros… é isso aí galera, falou em traktor é DJ Márcio na cabeça …

  12. Nel corso di 27 anni che faccio musica … ho visto molte persone simpatiche e super lavorative, ma ho anche v pregiudizi che per qualche ragione, si sentono sempre superiori agli altri! Quelli che quando vedono una persona che si distigue per bravura e non hanno il coraggio di farle i complimenti, ma fanno finta di non riconoscere che é ingamba!
    Ma questo, amici miei, succede quasi ovunque nel mondo.
    Ho affrontato questi pregiudizi per ben 2 volte!. Proprio così, per due volte! Proprio così … due volte!
    La prima è stata quando ho iniziato a fare i primi passi come dj (a 12 anni). La gente e soprattutto i proprietari dei diversi locali non mi prendevano sul serio a causa del fatto che ero basso e giovane di età. Ma questo non ci é voluto molto perché cambiasse …. mio era speaker per Radio City e mi ha dato una forza molto importante per la mia partenza. Lui non ha usato la sua posizione per portarmi dove volevo arrivare, piuttosto ha spiegato semplicemente alla gente ( della radio) il mio amore per la musica e il mio talento e ha chiesto solo di mettermi in onda per prova in Radio e lasciarmi esibire un pò. E così i miei amici … l’ ho fatto accadere … e il mio lavoro è stato riconosciuto!
    So quanto duro e difficile sia iniziare ed essere riconosciuti … ma non rinunciate ai vostri sogni in base a ciò che le persone dicono di voi.
    L’ Essere umano ha un’enorme capacità di imparare … e allora non c’ é motivo di pensare che non ce la farete anche voi ad arrivare. La seconda volta é stato per una circostanza della vita che per un pò di tempo mi ha tenuto lontano dalla cosa che più mi piace fare ( usare il mix) e quando ho deciso di ricominciare, sono stato ancora una volta vittima di un pregiudizio, perché il mercato “mastica” e se oggi sei un DJ promettente, e poi domani nessuno ti vede più esibirti … non passo molto tempo prima che la gente si dimentichi chi sei! (Ricordati sempre di questo!.) CONTINUA………..
    13 ore fa · Mi piace · 1

    Ricorda anche che un buon DJ non è soltanto colui il cui nome e le cui immagini sono tutte nei volantini e nelle pagine di Facebook, ma é anche quello che prova col mixer quando è a casa da solo, estraniandosi dal mondo a provare, cosa che molti dei cosiddetti grandi DJ di oggi non fanno. E anche quello che si esercita veramente al mixer con tutta la dedizione che serve ad un DJ per “mixate” perfette!
    Non scoraggiarti per non possedere una coppia di Technics 1200 o CDJ 2000 … esercitati perché ti piace, perché è divertente ascoltare la musica e immaginare quale brano miscelare perfettamente con quello successivo di quelli che hai sul tuo elenco.

    Ho ricevuto un invito dalla DJ Academy, alla quale appartengo, per esibirmi alla Music Conference di Miami e ne sono rimasto molto lusingato, ma ho deciso di non andare. Ricevo molti inviti aa esibirmi in vari luoghi … e la gente mi chiede sempre la stessa cosa: non ci vai? Perché? Sarà una festa super e tu rifiuti l’invito? …. La verità, cari amici, é che le mie priorità sono cambiate! E così come la vita notturna non è mai costante, proprio come quello che sto cercando, ora insegno!
    Sono giunto ad un livello meraviglioso della mia vita, come DJ … Ora insegno agli altri senza pregiudizi a divertirsi e far divertire la gente. E ogni giorno che passa, ogni classe o lezione che passo con loro, mi sento ogni volta più soddisfatto!
    Vedere il sorriso sui volti delle persone non ha prezzo! Arrivare dai miei studenti, quando siamo quasi pronti per completare il corso, e domandarci: E allora.. … ti ricordi quando abbiamo cominciato? hai pensato che il mio modo di mixare era divertente e ora stai facendo la stessa cosa, perfino meglio di me ….. mi viene sempre quel sorriso … e questo, amici miei, non ha prezzo!
    Vorrei che tutti coloro che leggono, lasciassero poche parole qui sul Blog.

    Un ringraziamento speciale a mia moglie Scheila, che è sempre accanto a me!
    Vorrei anche cogliere l’occasione e dire un enorme (((Grazie))) a tutti coloro che hanno seguito e sostenuto il mio lavoro su TraktorProTutorials.com

    Ora … voglio parlare aa alcuni di coloro che non mi conoscono personalmente, ma che fin dall’ inizio mi hanno sostenuto ( SENZA PREGIUDIZI ) nell’idea di dare agli altri a possibilità di imparare: Deejay Maks Ivan, un mio studente in TraktorProTutorials.com e mi ha sostenuto con molta amore / Super DJ Jeff – Radio City Shark, SC: persona meravigliosa che ha riacceso la fiamma dentro di me e non mi lascia dimenticare da dove vengo e chi sono veramente nel mondo dei DJ / Super Alexandre Feldman, studente e splendida persona / William Schiavon (DJ Ban) non ho parole per descrivere la mia soddisfazione per il tuo sostegno, mio caro / Super DJ & Producer Andrew Besada, grazie per l’amore / Phil (Digital DJ Tips) che gestisce il miglior sito di notizie del mondo dei DJ e naturalmente … a tutti i ragazzi del supporto tecnico che provengono dal Native Instruments e mi hanno appoggiato in questo giorno!
    Non è che mi sia dimenticato di qualcuno, è solo che non c’ é spazio per tutti i nomi!

    Ricorda … per ogni NO che ricevi, significa che stai arrivando ogni giorno più vicino ad ottenere un SI’ !

    La musica è vita

  13. Marcio,

    Você citou que muitos (como eu) não te conhecem pessoalmente, no entanto amigo, o feeling DJ utilizo para vida… É possível NAO acreditar em pessoas que sentam ao meu lado, me elogiam a minha frente e nas minhas costas…, porquanto SIM, é possível acreditar em pessoas que eu nunca vi na vida, pelo simples fato de perceber o que essa pessoa quer fazer, como faz, como age… Se eu por acaso me enganar, ainda sim acredito que tenha feito minha parte. Logo, não há como NAO prestigiar e apoiar o trabalho que voce esta desenvolvendo. Parabéns. e não se importe com os que não estão nem aí pois não conseguimos agradar a todos. Eu mesmo tenho isso… E a cada dia procuro melhorar… Esses dias rolou algo parecido. Embora tenha muitos clientes no Brasil inteiro, que reconhecem nosso trabalho, temos por outro lado os que talvez nos detestem. imaginam que temos margens que ultrapassam 100% (pasmem! nao chega a 3% livres!!), não tem a mínima noção do que é uma importação legal, fornecedores, impostos, taxas de cartão, funcionários, etc. Por mais que tentamos informar, trabalhar, passar a palavra, somos contrariados por “pessoas ixxxxxxpertas”… E pensei, pensei… Aí me coloquei no lugar do dono do Beatport (a citar como exemplo): Eu teria um chilique por segundo me deparando com 4shared, 100shared, 1000shared, freedownload, etc_share… E aí concluí que o Beatport não trabalha para essas pessoas, muito pelo contrário. Esta lá fazendo o deles, inovando sempre e oferecendo o possível e impossível para atender QUEM QUER TRABALHAR DIREITO. Em resumo, estão fazendo a parte que cabe a eles. Não conseguem evoluir mais porque a própria classe se denigre por achar que ganharão mundos na informalidade, no “tapinha nas costas”, na “ixxxpertize sagazzz brasuka, morô?”. É como o que fazemos: Um trabalho sério para “SÉRIOS”. Paz, luz e Som brother!

  14. Marcio,

    o que falta hoje e principalmente no mundo “DJ” que gostamos é falta de ética no trabalho que é feito, um trabalho transparente, fiel e com dedicação nem sempre é reconhecido no curto espaço de tempo, mas o trabalho sério atrai pessoas com o mesmo pensamento. Mesmo tendo seu trabalho de ensinar, pode acreditar que os alunos que ficam, estreitam relacionamento e seguem com os estudos são os que tem as mesmas características, dedicação, amor a música, mente aberta… infelizmente seja os “15 minutos de fama” ou a onda “fake” é o que esta momento nosso meio…..

    Todos que você citou (e pensou sem ter o espaço para registrar) fazem a mesma coisa, acreditam no que fazem e tentam fazer o melhor com braços abertos para quem quiser vir junto… esse espírito que deve ser mantido….

    Este espaço consegue diferenciar talento de fama, oportunidade de atividade e principalmente , modismo de seriedade….

    Parabéns pelo espírito de compartilhamento e ética no trabalho .. esses são os diferenciais que ficarão na memória de todos que passam por este site…

    Vamos nos falando…

    Abxx

    DJ FABIO A

  15. e no final virei super heroi kkkkkkkkk amei brigado mesmo pela lembrança , mas vc merece tudo e muito mais, se não fosse vc jamais teria a qualidade que ando tendo nas minhas apresentações vc é fodaaaaaaaaaaaaaaa thank´s JA TE DISSE NATIVE INSTRUMENTS E MARCIO SÃO FEITOS UM PARA O OUTRO , E AINDA VC VAI DESENVOLVER MUITA COISA LA DENTRO!!!

  16. CAMARADA SUAS PALAVRAS FORAM SÁBIAS……REALMENTE HJ NO MERCADO DE DEEJAYS NÃO EXISTE MUITA OPORTUNIDADE PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO NOS FLYERS E ESTES QUE AINDA ESTÃO NEM SEMPRE FAZEM UM BOM TRABALHO COM TAL. MUITO PIOR DO QUE ISSO SÃO AQUELES QUE TENTAM RETER O CONHECIMENTO SE ACHANDO “O CARA” E DEIXAM DE AJUDAR O PRÓXIMO COM MEDO DE PERDER O SEU ESPAÇO NA MIDIA. HJ EXISTE UMA MODA DE SER DEEJAY. O CARA APARECE NA TELEVISÃO E NO OUTRO DIA ELE SE DIZ DEEJAY E NÓS SABEMOS QUE NÃO É BEM ASSIM QUE A COISA FUNCIONA. PRA MIM SER DEEJAY É VC TOCAR DE CORAÇÃO, DEIXAR A MUSICA FLUIR E SE DESLIGAR DE TUDO QUE ESTÁ AO SEU REDOR FAZENDO O MELHOR. HJ AGRADEÇO MUITO A DEUS POR TER TE CONHECIDO PQ APRENDO MUITO COM VC. VC SE DISPOS A ENSINAR AQUILO QUE SABE E DOMINA E ACHEI ISSO MUITO BACANA DA SUA PARTE. ABRIGADO POR TODO ENSINAMENTO E POR TODAS AS IDÉIAS QUE TEM ME PASSADO PROF. VC É QUE “O CARA”….OBRIGADO POR TUDO. ABRAÇOS IRMÃO E FICA COM DEUS. ESTAMOS AI PARA O QUE DER E VIR. ESTOU MUITO FELIZ PELO QUE ESTOU APRENDENDO E PELA SUA GRANDE AMIZADE. VLW CAMARADA!!!!!! É NÓS MANO!!!!!

Leave a reply

TraktorProTutorials.com Copyright © 2018 All Rights Reserved